A chapa de celeron é um plástico laminado técnico com reforços de tecidos de algodão e resina fenólica, fabricada através do processo de prensagem, onde é aplicada alta pressão e alta temperatura sobre o material, dando origem a um artigo duro e denso.
Quando o calor e a pressão são aplicados simultaneamente às camadas, uma reação química (polimerização) ocorre, aglomerando as camadas em uma massa sólida e compacta.
Empregado em situações onde as exigências mecânicas são maiores que as elétricas, as chapas de celeron possuem alta resistência ao desgaste, ao cisalhamento e ao choque. Fora que, o mesmo dispõe de baixo coeficiente de atrit amortece ruídos e absorve vibrações.
Apetece diversos segmentos, podendo ser agregados em: casquilhos, chapas de desgaste, gaxetas, colarinhos, anéis, suportes, peças isolantes, dutos, separadores, discos, placas de terminais, tubos protetores para fusíveis, raspadeiras, acoplamentos para filtro, raspadores para cilindros, coberturas para superfícies, espaçadores, calços, martelos, guias para correntes, pistões e muito mais.